sábado, 7 de dezembro de 2013

Hello Word - Java

Veja abaixo o código para a criação de um programa simples em java (conhecido como hello word). Ele apenas imprime uma a frase "Meu primeiro programa Java!" no console. Alguns se assustam com o tamanho do código para fazer algo simples, mas logo percebem como é fácil.
   

 public class MeuPrimeiroPrograma{ //Aqui temos a declaração de uma classe       

    public static void main(String[] args){ //O método main é o ponto de entrada para a execução do programa
  
        System.out.println("Meu primeiro programa Java!"); //Método para imprimir algo no console. 
         
    }          

 }
 
Alguns erros comuns de quem está começando são
1 - Esquecer de colocar o ';' (ponto e virgula) no final do método println como abaixo:
   

   System.out.println("Meu primeiro programa Java!")//Sem o ';' o compilador irá reclamar e não será possível executar o programa
 
2 - Colocar a frase a ser impressa entre aspas simples ao invés de duplas, veja:
   

   System.out.println('Meu primeiro programa Java!')//Aspas simples foram usadas, o compilador também vai reclamar
 
3 - Escrever o nome da classe "System" com a primeira letra minuscula:
   

   system.out.println('Meu primeiro programa Java!')//Um 's' foi usado ao invés de um 'S'. 
 
O java é case Sensitive, isto é, ele diferencia letras maiusculas de minusculas, logo 'System' é diferente de 'system'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate